top of page

Pesquisa sobre as Aulas Remotas no curso de Eng Elétrica do IFBA, campus Vitória da Conquista

  • Foto do escritor: DAEE
    DAEE
  • 6 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Nos dias 26, 27 e 28 de junho deste ano foi disponibilizado um questionário com teor consultivo destinado aos alunos, sobre a possibilidade das aulas remotas no curso de Engenharia Elétrica do IFBA, campus Vitória da Conquista. Foram obtidas 162 respostas, sendo que, com o propósito de validá-las, os alunos deviam inserir seu nome e matrícula.

No questionário foi perguntado aos alunos sobre suas condições em participar das aulas, se teriam equipamento para isso, acesso à internet e/ou um ambiente favorável. Além disso, foram pedidas sugestões para um bom funcionamento das aulas remotas, caso viessem a ocorrer. Por fim, foi perguntada a posição dos alunos, se a favor ou contra as aulas remotas. As respostas para as perguntas podem ser vistas abaixo.

  • Você possui acesso à INTERNET e/ou meios de acesso à internet (COMPUTADOR/CELULAR) que garantam o acompanhamento e participação às aulas remotas?

Dentre as 162 respostas: 154 pessoas informaram ter acesso tanto à internet, quanto a algum equipamento que possibilite acessá-la, 4 pessoas informaram não ter acesso à internet, 3 pessoas informaram não ter algum equipamento (como computador) para acessar a internet e 1 pessoa informou não ter acesso nem à internet e nem a um equipamento.

  • Caso tenha aulas remotas, seu lar/local para acompanhar a realização das aulas é favorável a isso?

Dentre as 162 respostas: 130 pessoas informaram ter condições de acompanhar as aulas e 32 pessoas informaram não ter condições de acompanhar as aulas remotas em seu lar.

  • Você é a favor das aulas remotas ("EAD")?

Das 162 respostas: 102 pessoas informaram ser a favor das aulas remotas, enquanto 60 pessoas informaram ser contra.

  • [Atualizado] Se A FAVOR ou NÃO, sinta-se à vontade para justificar abaixo.

Durante a realização do questionário foi adicionado um espaço para que, quem tivesse interesse, justificassem as respostas. Dentre as justificativas a favor das aulas remotas, a maioria se referiu ao tempo ocioso já perdido. Muitas pessoas justificaram que, como não se tem previsão de volta às aulas presenciais, então, a fim de minimizar o atraso do curso, as aulas remotas deveriam ser adotadas. Alguns ainda pontuaram que seriam sim a favor, desde que os alunos que à princípio não tivessem condições de acesso fossem amparados pela instituição, de forma que não fossem prejudicados.

Dentre as justificativas contra as aulas remotas, muitas pessoas mostraram preocupação quanto à qualidade da aula nesse formato. Argumentaram que os professores não têm didática nesse tipo de aula e que algumas disciplinas exigem práticas em laboratório e/ou projetos finais, o que não seria possível ocorrer remotamente. Algumas pessoas também se mostraram contrárias devido a nem todos os alunos terem acesso aos meios necessários (internet, computador) para que haja o consumo destas aulas. Outras justificaram que, por estarem em casa, não teriam um local adequado ou a concentração necessária para assistir às aulas.

  • Dê sugestões para um bom funcionamento das aulas remotas, caso venham a ocorrer.

Foi pedido aos alunos que dessem sugestões para que as aulas remotas tivessem um bom funcionamento. Houve diversas sugestões, dentre elas, muitos sugeriram que fossem utilizados aplicativos já consolidados para vídeo chamadas, caso as aulas fossem online, como o Google Meet, Zoom, Discord, entre outros. Além disso, o Google Classroom foi indicado para gerenciar o envio entre alunos e professor de tarefas e materiais didáticos utilizados em aula. Sugeriram também que as aulas fossem gravadas e disponibilizadas ou em alguma plataforma online ou para download, de forma que os alunos pudessem acessá-las mais de uma vez, além de evitar problemas eventuais de conexão no momento da aula. Cursos de férias também foram uma sugestão, desta forma seriam ofertadas algumas matérias pontuais.

Tendo em vista as demandas e sugestões apresentadas, discussões serão feitas junto ao campus a fim de apresentar o cenário do curso e verificar as ações que podem ser postas em prática pela instituição.

Assim como o Diretório, a FENEEEL (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica) também fez um formulário consultivo, mas de âmbito nacional. Este formulário estará aberto para respostas até o dia 08/07/2020. É importante que você participe. Para respondê-lo, clique aqui.

Fique atento às redes de comunicação do Diretório Acadêmico. Novas informações serão divulgadas por estes canais.

 
 
 

Commenti


Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica
IFBA - Instituto Federal da Bahia
  • Instagram
  • Facebook
Campus Vitória da Conquista
bottom of page